terça-feira

Modelos plus size brasileiras em evento de renome internacional


Na contramão da rígida ditadura dos corpos rotulados como "perfeitos", com o índice mínimo de gordura existente, vemos pessoas em diversos cantos do mundo que lutam para que essa padronização se dilua e todos os tipos de mulheres sejam representadas, independente do peso. Um ótimo exemplo é o "Mélange", uma startup fundada nos Estados Unidos, em janeiro de 2011, por Talia Romano, Nick Navarro e Lani Wyche. Esta que surgiu em resposta à cultura de padronização do corpo que domina os conglomerados de moda atualmente.
A empresa criada por esses americanos, para que você conheça melhor, possui um conselho de consultores e inclui a artista pela paz da UNESCO, Guila Clara Kessous; o produtor de cinema e vencedor do Oscar, Bill Guttentag; e o fundador do "Boston Fashion Week", Jay Calderin. E o objetivo principal do evento é promover a diversidade e os direitos humanos ao apresentar modelos, designers, bailarinos e músicos de diversas origens, tamanhos e idades. O que permite integrar as artes do entretenimento à sua programação graças à criatividade da multiartista brasileira Cristina Ribeiro, indicada ao prêmio de "melhor diretora artística de moda de São Francisco" em 2013.
Por isso tudo é que, depois do enorme sucesso das três últimas edições realizadas nos Estados Unidos, o evento criado a partir desta startup, resolveu ir além. E, pela primeira vez fora do seu país de origem, foi realizado no Brasil. Ele aconteceu no último mês de junho, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O "Mélange Brasil 2014", mais uma vez, celebrou a diversidade na moda com o tema "Trajetória, O Caminho Percorrido", este que fez um passeio pela música, moda e dança dos anos 50 até os dias de hoje.
A festa trouxe ainda coleções de estilistas internacionais como Tuan Tran, dos Estados Unidos, e Vari Garcia, do Peru. E entre os nacionais tivemos Alessandra Senna, estilista, modelista e produtora com mais de 10 anos de atuação em vários segmentos de moda. Ela é uma apaixonada por moda inclusiva [conceito que procura incluir tipos de corpo não contemplados pela indústria em inúmeros projetos] e plus size, tendo sido convidada a desfilar suas peças já no próximo "Mélange" que acontecerá na Califórnia.
Aqui no Brasil, os modelos escolhidos para desfilar no evento foram de idades e perfis muito diversificados. Transformando tudo numa grande festa! Ficou curiosa para conhecer algumas das plus que participaram do Mélange 2014?